A
escola é um espaço de conquistas sociais, que pode aumentar os potenciais
humanos dando às pessoas condições de intervir na formação de sua própria subjetividade
e a exercer o poder de transformar a realidade.
O
currículo é um território de produção e consolidação de significados; Henry
Giroux vê a pedagogia e o currículo através da noção de “política cultural”. O
currículo envolve a construção de significados e valores culturais. É lá
verdadeiramente que se criam significados sociais. Significados que segundo
SILVA, 2011 não estão no nível da consciência individual ou pessoal. Eles estão
associados à relação de poder e desigualdades. Há pouca diferença entre a
pedagogia e o campo da cultura. O que está em jogo é a política cultural. Esta
muitas vezes não está explícita, por isso nem sempre é percebida pela maioria
dos envolvidos. Trata-se do conhecido currículo oculto, que permeia os planos,
os valores transmitidos subliminarmente nas mínimas relações de rotina, no modo
de organizar os alunos e os regimentos internos.
Precisamos
avançar para o ponto de garantir igualdade e justiça, respeito à diversidade,
direitos sociais e culturais para todos. Como estamos falando de currículo
escolar, a escola, o currículo e a docência precisam repensar os processos que
impedem a garantia destes direitos.
O
papel do educador nesta reflexão do currículo, tanto o formalmente planejado
como o currículo oculto é muito importante. Pensar no currículo hoje, na escola
é pensar em novas concepções de aprendizagem, uma nova formulação de escola que
contemple a diversidade de aprendizagem com todos os recursos que a favoreçam.
Referência Bibliográfica
Candau, V.M. e Moreira, A.F.B. Currículo,conhecimento e cultura In: BRASIL. Ministério da Educação Básica. Indagações sobre o Currículo, conhecimento e cultura. Brasília,2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade; uma introdução á teoria do currículo. Belo horizonte: Autêntica,2011.
Referência Bibliográfica
Candau, V.M. e Moreira, A.F.B. Currículo,conhecimento e cultura In: BRASIL. Ministério da Educação Básica. Indagações sobre o Currículo, conhecimento e cultura. Brasília,2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade; uma introdução á teoria do currículo. Belo horizonte: Autêntica,2011.