domingo, 1 de julho de 2012

CURRÍCULO E A CULTURA ESCOLAR


A escola é um espaço de conquistas sociais, que pode aumentar os potenciais humanos dando às pessoas condições de intervir na formação de sua própria subjetividade e a exercer o poder de transformar a realidade.
          O currículo é um território de produção e consolidação de significados; Henry Giroux vê a pedagogia e o currículo através da noção de “política cultural”. O currículo envolve a construção de significados e valores culturais. É lá verdadeiramente que se criam significados sociais. Significados que segundo SILVA, 2011 não estão no nível da consciência individual ou pessoal. Eles estão associados à relação de poder e desigualdades. Há pouca diferença entre a pedagogia e o campo da cultura. O que está em jogo é a política cultural. Esta muitas vezes não está explícita, por isso nem sempre é percebida pela maioria dos envolvidos. Trata-se do conhecido currículo oculto, que permeia os planos, os valores transmitidos subliminarmente nas mínimas relações de rotina, no modo de organizar os alunos e os regimentos internos.
           Precisamos avançar para o ponto de garantir igualdade e justiça, respeito à diversidade, direitos sociais e culturais para todos. Como estamos falando de currículo escolar, a escola, o currículo e a docência precisam repensar os processos que impedem a garantia destes direitos.
O papel do educador nesta reflexão do currículo, tanto o formalmente planejado como o currículo oculto é muito importante. Pensar no currículo hoje, na escola é pensar em novas concepções de aprendizagem, uma nova formulação de escola que contemple a diversidade de aprendizagem com todos os recursos que a favoreçam.


Referência Bibliográfica
Candau, V.M. e Moreira, A.F.B. Currículo,conhecimento e cultura In: BRASIL. Ministério da Educação Básica. Indagações sobre o Currículo, conhecimento e cultura. Brasília,2007.
 SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade; uma introdução á teoria do currículo. Belo horizonte: Autêntica,2011.
 PPT apresentado na aula do dia   01-06-2012
 


                    
                         Referências:
                         SILVA, Tomaz Tadeu . Documentos de Identidade
                         uma introdução as teorias do Currículo-Belo Horizonte:
                         Autêntica, 2011, p.51-56.