quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ALÉM DAS DISCIPLINAS



         Uma nova perspectiva de ensino não pode ser desvinculada de uma Nova Escola. O projeto de outro modelo escolar exige esforços de diferentes frentes, desde questões que demandam romper com a ordem política estabelecida, como promover o resgate e a formação de equipes de trabalho, que possam estruturar uma dimensão didático-metodológica que apresente alternativas para o vazio existente na fragmentação e falta de contextualização dos currículos. Para uma reflexão apropriada sobre as relações com o saber, se requer inicialmente apropriar-se criticamente da realidade social complexa e contraditória. Para estas relações torna-se necessário outro pensar, superando a linearidade do currículo, enfim na etapa da interdisciplinaridade ou uma síntese de uma ou mais disciplinas e transdisciplinaridade que é o reconhecimento da interdependência de todos os aspectos da realidade.

                                                                            Para ser grande
                                                                            Nada teu exagera ou exclui
                                                                           Sê todas as coisas
                                                                          Pôe quanto és no mínimo que fazes
                                                                            Assim em cada lago a lua toda brilha
                                                                             Porque alta vive.
 
                                                                                                                        Fernando Pessoa